Mestre Cabeludo, como é hoje conhecido, foi por alguns anos salva-vidas da cidade de Salvador, fazendo parte do SalvaMar. Ele sempre foi um amante dos esportes e das lutas marciais. Mestre Cabeludo pratica surf, ciclismo, a caça submarina, sandboard, caminhadas e trekking. Já praticou box, jiu-jitsu e o surf de long-board. No entanto, para o Mestre Cabeludo, a capoeira é o mais completo dos esportes! Ele acredita que a capoeira é esporte, cultura, música e dança, mas que acima de tudo capoeira é luta, criada pelos escravos negros como forma de resistência e libertação.
Cabeludo deixou a Associação de Capoeira Mestre Bimba e como contra-mestre de capoeira, no dia 17 de maio de 1994, fundou o Grupo de Capoeira Regional Porto da Barra, com o objetivo de preservar e propagar os fundamentos e tradições da capoeira regional criada pelo Mestre Bimba. Hoje Cabeludo é reconhecido e respeitado como mestre de capoeira em todo o mundo. É o fundador e presidente do Grupo de Capoeira Porto da Barra, cuja sede é uma tradicional academia localizada no bairro onde passou sua infância, o bairro dos Barris. Apesar de ser jovem, o Mestre Cabeludo é, na atualidade, um dos maiores defensores da capoeira regional tradicional. Seus ensinamentos são baseados nos de seu Mestre Vermelho 27, seguindo os princípios e a metodologia difundidos e criados pelo grande Mestre Bimba. Seu grupo adota os instrumentos musicais usados pelo Mestre Bimba, um berimbau e dois pandeiros. O Porto da Barra também segue a metodologia baseada na “Seqüência do Mestre Bimba” e trabalha os movimentos de “cintura desprezada.” O Grupo de Capoeira Porto da Barra vem crescendo rapidamente, espalhando-se por diversas cidades do Brasil e do mundo.
Mestre Cabeludo e o Grupo Porto da Barra vêm desenvolvendo um trabalho sério e profissional, segurando a bandeira da capoeira regional, difundindo os fundamentos e tradições desta arte-luta para diversos paises do mundo. O Grupo Porto da Barra é composto por mulheres, homens e crianças de diversas nacionalidades, classes sociais, credos e cores. Atualmente, o Grupo de Capoeira Porto da Barra está presente em diversas localidades da Espanha, no Canadá, em Portugal, na Austrália, Noruega, Itália e Argentina, em 5 estados brasileiros e em diversas cidades no estado da Bahia. Enquanto mestre, Cabeludo vem se desenvolvendo muito, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Ele vem aprimorando constantemente suas técnicas de ensino e habilidades gestoras, necessárias para guiar o grupo Porto da Barra. O Mestre conta hoje com o apoio de seus discípulos, alunos graduados e professores. Em 2004 formou o segundo mestre do seu grupo, seu amigo de infância, Reinaldo, que além de jogar capoeira, também é músico famoso do grupo de pagode Terra Samba.
Amante da natureza, Mestre Cabeludo gosta de praticar caminhadas e o trekking. Já percorreu longas distâncias caminhando, como a percurso Mangue Seco – Salvador. De bicicleta, o mestre percorreu a distancia Salvador – Capão, na Chapada Diamantina e o famoso e mítico Caminho de Santiago, na Espanha. O Mestre Cabeludo demonstra sempre preocupação com questões sociais e ambientais, promovendo com freqüência campanhas de conscientização ambiental e campanhas para ajudar as camadas menos favorecidas da sociedade. Com este intuito, o Mestre criou o Projeto Crianças Cabeludas, que atende crianças carentes do bairro do Curuzu. O Projeto Crianças Cabeludas, proporciona a estas crianças os ensinamentos da capoeira regional e o apoio para que elas possam desenvolver esta arte e profissão.
O Mestre Cabeludo tem uma filha, a “Macaca”. Hoje, no auge da sua vida e da sua carreira Cabeludo é um jovem mestre de capoeira bem sucedido na sua missão de disseminar a tradicional capoeira regional pelo mundo. Anualmente o mestre realiza diversas viagens internacionais com o intuito de levar a outros países seus ensinamentos, através da pratica da capoeira em rodas abertas e através de oficinas educativas. Para o Mestre Cabeludo, a capoeira é sua paixão, sua vida e sua forma de sustento. Nela o Mestre Cabeludo encontrou amigos e um objetivo de vida: perpetuar a capoeira regional, cultura brasileira.
(créditos: Formada Trança)
3 comentários:
SR. MESTRE CABELUDO EU GOSTAVA DE O CONHESER
EU PRATICO CAPOEIRA COM O PROF. PICAPAU O SR. DEVE O CONHESER
ADORO A CAPOEIRA GOSTO DOS MOVIMENTOS DE CAPOEIRA
O PROF. PICAPAU E A PROF. PRINSESA ELES PARA MIM SAO KOMO S FOSEM MESTRES
GOSTO MUITO DELES
FORÇA PARA TODOS OS CAPOEIRISTAS NAO DESSISTAM
o meu professor e picapau e a princesa
Cabeludo,
Parabéns pelo batizado! Foi um evento lindo, organizado, emocionante... Valorizou nossa cultura ao tempo em que nos brindou com uma energia daquelas...
Que todos os santos e espíritos de luz protejam todo grupo do Porto da Barra sempre...
Vamos trabalhar para aumentar a visibilidade das suas ações, valeu?
Segue uma citação que adorei.
Beijos,
Anelise
Muda que quando a gente muda o mundo muda com a gente.
A gente muda o mundo na mudança da mente.
E quando a mente muda a gente anda pra frente.
E quando a gente manda ninguém manda na gente!
(Gabriel Pensador)
Muda que quando a gente muda o mundo muda com a gente.
A gente muda o mundo na mudança da mente.
E quando a mente muda a gente anda pra frente.
E quando a gente manda ninguém manda na gente!
(Gabriel Pensador)
Postar um comentário