quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Mestre Cabeludo


Antonio Sergio Pinho Freire de Carvalho nasceu no dia 18 de outubro de 1968, na cidade de Salvador, Bahia. Sua inserção no mundo da capoeira se deu cedo, através de seu pai que foi aluno do lendário Mestre Bimba (1899-1974), criador da capoeira regional. Antonio Sergio cresceu no bairro denominado na época como Roça do Lobo, hoje o atual bairro dos Barris, local tradicional para a pratica da capoeira e da “vadiação”.Com 17 anos, Antônio Sério entrou para a Associação de Capoeira Mestre Bimba, academia fundada pelo criador da capoeira regional, localizada no Centro Histórico. Nesta tradicional academia de Salvador, Antonio Sergio teve como seus tutores o Mestre Vermelho 27 (José Carlos Andrade Bittencourt), que havia sido aluno do Mestre Bimba, e o Mestre Bamba (Rubens Costa Silva), atual presidente da Associação de Capoeira Mestre Bimba. Cabeludo se desenvolveu com facilidade e rapidez na arte da capoeira, sendo conhecido por sua valentia. Aos 19 anos já comandava rodas de rua pela cidade de Salvador. Devido ao cabelo cheio e revolto que possuía na época da adolescência, Antonio Sergio foi batizado na capoeira com o apelido de Cabeludo. Nome pelo qual é hoje reconhecido mundialmente dentro e fora das rodas de capoeira.

Mestre Cabeludo, como é hoje conhecido, foi por alguns anos salva-vidas da cidade de Salvador, fazendo parte do SalvaMar. Ele sempre foi um amante dos esportes e das lutas marciais. Mestre Cabeludo pratica surf, ciclismo, a caça submarina, sandboard, caminhadas e trekking. Já praticou box, jiu-jitsu e o surf de long-board. No entanto, para o Mestre Cabeludo, a capoeira é o mais completo dos esportes! Ele acredita que a capoeira é esporte, cultura, música e dança, mas que acima de tudo capoeira é luta, criada pelos escravos negros como forma de resistência e libertação.

Cabeludo deixou a Associação de Capoeira Mestre Bimba e como contra-mestre de capoeira, no dia 17 de maio de 1994, fundou o Grupo de Capoeira Regional Porto da Barra, com o objetivo de preservar e propagar os fundamentos e tradições da capoeira regional criada pelo Mestre Bimba. Hoje Cabeludo é reconhecido e respeitado como mestre de capoeira em todo o mundo. É o fundador e presidente do Grupo de Capoeira Porto da Barra, cuja sede é uma tradicional academia localizada no bairro onde passou sua infância, o bairro dos Barris. Apesar de ser jovem, o Mestre Cabeludo é, na atualidade, um dos maiores defensores da capoeira regional tradicional. Seus ensinamentos são baseados nos de seu Mestre Vermelho 27, seguindo os princípios e a metodologia difundidos e criados pelo grande Mestre Bimba. Seu grupo adota os instrumentos musicais usados pelo Mestre Bimba, um berimbau e dois pandeiros. O Porto da Barra também segue a metodologia baseada na “Seqüência do Mestre Bimba” e trabalha os movimentos de “cintura desprezada.” O Grupo de Capoeira Porto da Barra vem crescendo rapidamente, espalhando-se por diversas cidades do Brasil e do mundo.

Mestre Cabeludo e o Grupo Porto da Barra vêm desenvolvendo um trabalho sério e profissional, segurando a bandeira da capoeira regional, difundindo os fundamentos e tradições desta arte-luta para diversos paises do mundo. O Grupo Porto da Barra é composto por mulheres, homens e crianças de diversas nacionalidades, classes sociais, credos e cores. Atualmente, o Grupo de Capoeira Porto da Barra está presente em diversas localidades da Espanha, no Canadá, em Portugal, na Austrália, Noruega, Itália e Argentina, em 5 estados brasileiros e em diversas cidades no estado da Bahia. Enquanto mestre, Cabeludo vem se desenvolvendo muito, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Ele vem aprimorando constantemente suas técnicas de ensino e habilidades gestoras, necessárias para guiar o grupo Porto da Barra. O Mestre conta hoje com o apoio de seus discípulos, alunos graduados e professores. Em 2004 formou o segundo mestre do seu grupo, seu amigo de infância, Reinaldo, que além de jogar capoeira, também é músico famoso do grupo de pagode Terra Samba.

Amante da natureza, Mestre Cabeludo gosta de praticar caminhadas e o trekking. Já percorreu longas distâncias caminhando, como a percurso Mangue Seco – Salvador. De bicicleta, o mestre percorreu a distancia Salvador – Capão, na Chapada Diamantina e o famoso e mítico Caminho de Santiago, na Espanha. O Mestre Cabeludo demonstra sempre preocupação com questões sociais e ambientais, promovendo com freqüência campanhas de conscientização ambiental e campanhas para ajudar as camadas menos favorecidas da sociedade. Com este intuito, o Mestre criou o Projeto Crianças Cabeludas, que atende crianças carentes do bairro do Curuzu. O Projeto Crianças Cabeludas, proporciona a estas crianças os ensinamentos da capoeira regional e o apoio para que elas possam desenvolver esta arte e profissão.

O Mestre Cabeludo tem uma filha, a “Macaca”. Hoje, no auge da sua vida e da sua carreira Cabeludo é um jovem mestre de capoeira bem sucedido na sua missão de disseminar a tradicional capoeira regional pelo mundo. Anualmente o mestre realiza diversas viagens internacionais com o intuito de levar a outros países seus ensinamentos, através da pratica da capoeira em rodas abertas e através de oficinas educativas. Para o Mestre Cabeludo, a capoeira é sua paixão, sua vida e sua forma de sustento. Nela o Mestre Cabeludo encontrou amigos e um objetivo de vida: perpetuar a capoeira regional, cultura brasileira.

(créditos: Formada Trança)

3 comentários:

ANONIMO disse...

SR. MESTRE CABELUDO EU GOSTAVA DE O CONHESER
EU PRATICO CAPOEIRA COM O PROF. PICAPAU O SR. DEVE O CONHESER
ADORO A CAPOEIRA GOSTO DOS MOVIMENTOS DE CAPOEIRA

O PROF. PICAPAU E A PROF. PRINSESA ELES PARA MIM SAO KOMO S FOSEM MESTRES
GOSTO MUITO DELES





FORÇA PARA TODOS OS CAPOEIRISTAS NAO DESSISTAM

filipe disse...

o meu professor e picapau e a princesa

Anelise Zollinger disse...

Cabeludo,
Parabéns pelo batizado! Foi um evento lindo, organizado, emocionante... Valorizou nossa cultura ao tempo em que nos brindou com uma energia daquelas...
Que todos os santos e espíritos de luz protejam todo grupo do Porto da Barra sempre...
Vamos trabalhar para aumentar a visibilidade das suas ações, valeu?
Segue uma citação que adorei.
Beijos,
Anelise

Muda que quando a gente muda o mundo muda com a gente.
A gente muda o mundo na mudança da mente.
E quando a mente muda a gente anda pra frente.
E quando a gente manda ninguém manda na gente!
(Gabriel Pensador)


















































Muda que quando a gente muda o mundo muda com a gente.
A gente muda o mundo na mudança da mente.
E quando a mente muda a gente anda pra frente.
E quando a gente manda ninguém manda na gente!
(Gabriel Pensador)