quarta-feira, 28 de maio de 2008

Momentos do Porto




Roda do Carnaval 2008

A Matriz


segunda-feira, 26 de maio de 2008

Meu Mestre

Que marrento nada! Olha o mestre ai... ô areia!


Tesoura

"Seu Bimba o que tão fazendo com a Capoeira Regional, agora é soco e agarramento, com atabaque e berimbaus. Não existe fundamento na roda de capoeira. Ficam se degladiando, não se vê mais uma rasteira. Mestre Bimba só voltando, para poder ensinar, olha quem se julga mestre, a verdadeira regioná."
Pois é camarados, tesouras como esta aplicada pelo Formado Parafina, estão ficando raras. Desejo a todos: rasteiras, desequilibrantes, tesouras, cabeçadas, bênçãos...
Salve a Regional!

domingo, 25 de maio de 2008

No pé do berimbau

Faça sua mandinga e volta no mundo, camará!

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Vamos saudar!


Mundial


quarta-feira, 21 de maio de 2008

Salve!


Palestra sobre o Mestre Vermelho 27

Formado Parafina, Mestre Cabeludo, Mestre Geni, Mestre Gildo Alfinete, Monitora Pescada, Formada Trança.

terça-feira, 20 de maio de 2008

Águia... linda foto!

A Matriz é realmente mágica!
Salve corda azul Águia!

Sou vagabundo, confesso!

Sou vagabundo, confesso!
Jogo desde de 78
Já rodei o mundo e nunca vi
lugar melhor para um vagabundo:
Salvador à beira mar...

Formando Crente

Apresentação realizada no SENAI, em Lauro de Freitas. Formando Crente e alunos (16/05/08).

segunda-feira, 19 de maio de 2008

17 de Maio de 1994

Há 14 anos tudo começava... O então Professor Cabeludo, deixava a Assossiação de Capoeira Mestre Bimba e iniciava um novo caminho. Nascia, então, o Grupo de Capoeira Regional Porto da Barra.

Como disse na roda de sexta, na Matriz, temos muito o que agradecer ao Mestre, pois através de sua vida, pode, de alguma forma, influenciar positivamente a vida de muitos que passaram pelo Grupo.

Um grande axé para toda a família Porto da Barra.

Salve!


Parabéns!!!

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Mestre Decânio

Gingando: Boina e Mestre Decânio (Jan/96).
Foto: acervo Mestre Itapoan

Mestre Decânio é o discípulos mais velho de Mestre Bimba, ainda em atuação. Dr. Decânio é daquelas figuras carismáticas, sorridentes e, acima de tudo, conhecedor da Regional. Sua atuação junto a Bimba é de reconhecida intensidade. Golpes e simbologias da Luta Baiana tiveram sua intervensão. Sua amizade com o Rei da Regional era outro ponto notório. No filme "Mestre Bimba a Capoeira Iluminda", Decânio dá um depoimento emocionado sobre Mestre Bimba. Nota-se ali, o carinho e a camaradagem que havia entre esses dois serem humanos unos.

Salve!

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Batizado de Moykano

Mestre Cabeludo e Moykano

Moykano recebendo a primeira corda


Sem dúvida um momento muito especial, por vários motivos. Esse foi o primeiro batizado que organizei, foi a primeira vez que tive o Mestre Cabeludo e os demais camarados em meu espaço e foi o batizado do meu filho Moykano.

Só tem uma coisa, o Mestre o chamou de Sariguê, mas a mãe dele de Moykano e não quer conversa... a briga é boa! rererere

Salve!

Formando Crente

Aurelino Leal tem Porto da Barra






Capoeira na roça

Dizem que é difícil existir irmandade entre grupos - eu discordo em parte. Nesta foto estou ao lado de amigos dentro e fora da roda. Prof. Cabeça e CMestre Wando (Filhos dos Orixás - Camaçari) e CMestre Gavião (Filhos do S. Francisco - Ihambupe).

Salve, camarado!

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Maio de 1968

A exatos 40 anos o nosso país entrava numa turbulência terrível. A ditadura militar se instalava com toda força no Brasil. No mesmo ano, países como EUA e França também passavam por processos semelhantes. Mortes, torturas, prisões, exílios... muitos pagaram com suas próprias vidas para que tivéssemos a liberdade de expressão e pensamento que hoje gozamos sem restrições - ou nem tanto!

Guevara, Bob, Bimba foram figuras que estavam presentes à época e puderam deixar o seu legado de luta e filosofia. Por isso, louvamos suas memórias.

Os quadros da foto acima fazem parte do acervo encontrado nas paredes da Matriz...

Salve!

Torcida organizada


Existe uma galera que não faz a capoeira na prática, mas entende a essência e importância da arte luta. Minha corrente Daniela (foto) é uma delas, por isso ela faz questão de prestigiar o nosso Grupo, vestindo a camisa do Porto da Barra.

Um cheiro, linda. Salve!
PS: Dani é minha amiga de trabalho (trabalhamos no SENAI Cetind, em Lauro de Freitas).

Volta no mundo


Hora do bate-papo


Mestre Bimba em Goiânia


Mais alguns registros raros da chegada e vida de Mestre Bimba em Goiânia-GO.
Foto: Portal da Capoeira (acessem: http://www.portalcapoeira.com)

terça-feira, 13 de maio de 2008

Mais um evento do Grupo


Na beira do cais

Foto da década de 1950. Em frente ao Elevador Lacerda, na “beira do cais”, sob as velas dos antigos saveiros da Bahia, os camarados vadiavam com elegância, usando toda a sua mandinga... Linda imagem!

Salve minha Bahia!

“Que saudade do tempo, de jogar com alegria

Me recordo o respeito, o sorisso no rosto
A maior energia
Lá na beira do Cais, Berimbau se ouvia
Eu chegava de branco
E minha roupa branca voltava limpinha, na beira do Cais .”

Mestre Bimba e Suassuna

Mais uma foto rara: Mestre Bimba sendo saudado por Suassuna.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Recado do Mestre Bimba

Para quem está longe, mate a saudade da matriz e não esqueça o recado: "procure gingar sempre".


Da Espanha

Professo Snoop, Monitor Perna-longa e CMestre Pititinga


Professor Veneno


Lembro de várias histórias desse cara. Quando ainda era formado, fui batizado por ele, no ano de 1999, no Colégio Mendel. Daí para frente o chamo de padrinho.
Salve, Professor Veneno (ou, como o Mestre lhe chama: Veneno Maluco)!


sábado, 10 de maio de 2008

Campo de mandiga

É aqui que a energia emana. Esse é um campo sagrado, onde as raízes da regional estarão eternamente preservadas... Salve!

À paisana...

Professor Comprido, CMestre Charéu, CMestre Faísca e Formado Parafina


sexta-feira, 9 de maio de 2008

Porto da Barra é ação social

Uma das ações que mais me emociona, no nosso Porto, é a social. Mestre Cabeludo é um grande incentivador dessa prática. Além do Projeto "Crianças Cabeludas", realizado no bairro do Curuzú, em Salvador, ainda temos um Projeto tocado pelo C. Mestre Faísca, no Cia, Simões Filho e outro em Camaçari (fotos abaixo), realizado pelo Formando Crente.
Levar a Capoeira Regional do Mestre Bimba a estes ambientes é muito mais que uma ação social, é a oportunidade de apresentarmos um novo viés ao caminho de crianças e adolescentes cuja perspectiva não é das melhores.
Salve o Porto da Barra! Salve o Mestre Cabeludo, que mesmo não tendo feito faculdade de administração, entende melhor que qualquer gestor o que significa: resposabilidade social.
Formando Crente





Mestre Cabeludo jogando no Mercado Modelo


Sem dúvida, uma das rodas mais tradicionais da Bahia e do mundo. O Mercado Modelo é um dos pontos turísticos mais visitados de Salvador, suas lojinhas, restaurantes e pessoas são atrativos para os visitantes. Pela roda do Mercado já passaram capoeiristas famosos... Axé Mestre Macumba... axé Mestre Índio... axé Mestre Cabeludo!

o

Mestre Bimba e sua turma


Mestre Bimba, acompanhado de M. Itapoan, M. Vermelho 27 e Carneiro

quinta-feira, 8 de maio de 2008

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Mestre Bimba em Goiânia

Foto rara de Mestre Bimba, em Goiânia. Fonte: Portal da Capoeira.




Em 1971, Mestre Bimba recebeu um convite de ir a Goiânia para realizar um exame de alunos. Chegando lá o Mestre ficou impressionado com o bom tratamento que recebera das autoridades locais. No dia 23 de Outubro do ano seguinte, Bimba apresentou-se na Semana da Cultura Popular, na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia. Neste mesmo ano, em Salvador, Mestre Bimba realizou sua última formatura, na qual o Mestre Vermelho 27 foi o orador. 1972 foi o ano de despedida do grande Mestre para aqueles que o seguiam e apoiavam na Bahia, pois apesar de todas as suas conquistas e realizações, Mestre Bimba sofria com o descaso, com a falta de apoio e reconhecimento da sua arte. Esta desilusão lhe fez aceitar o convite de Osvaldo de Souza, para mudar-se para Goiás, acreditando que aí teria o respeito merecido. Todavia, chegando a Goiás, ele não encontrou o reconhecimento merecido e desejado, e um anos depois viria a falecer.

No dia 05 de Fevereiro de 1974, sem ter retornado a sua terra natal, esquecido e sofrendo de depressão, morre Manoel do Reis Machado, o Mestre Bimba, no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiânia, após sofrer um derrame cerebral. As academias da Bahia ficaram fechadas durante sete dias em homenagem ao mestre.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

O Rei da Regional


Mestre Bimba e sua turma

Lê, lê, lê ô... olha a turma do Bimba que chegou!

Que aú batido é esse? Covardia!


Recorde Mundial: 50 horas de roda.

Aqui foi o final de um evento que certamente entrou para a história da capoeiragem mundial. 50 horas de roda. O Porto mais uma vez mostra sua força!
Salve camarados!